Quais são as necessidades básicas de um Gato? 6 itens, veja...

Todo animalzinho necessita de cuidados básicos, cachorros precisam de caminhadas, cavalos precisam de espaços grandes, etc.  Saiba quais são as 6 coisas mais importantes que o gato precisa para viver bem... 


1 - ALIMENTO

O QUE ? 
Ao escolher uma RAÇÃO, não dê importância ao comercial da TV, pois isso só faz o preço subir. Escolha a ração que tiver o maior índice de proteína, pois suprirá as necessidades alimentares do gato com poucas gramas.
Um exemplo de ração que não é famosa, mas é barata, alimenta e tem sabor muito agradável, é a Ração Special Cat Mix que contém Ômega 3 e 6, Taurina e 31 % de proteína. 
COMO?
Evite comprar a ração em embalagens pequenas, afinal você paga caro cada embalagem.
Se possível, compre o saco com 10 Kg e divida a ração em potes ou sacos de plástico e vede bem, não deixe aberto para não perder o aroma. Deixe em uso apenas a quantidade que será servida durante a semana.
ONDE? 
Para servir ao gato utilize um pote baixo, raso e limpo. Um pote para cada gato. Abasteça de manhã e à noite. Coloque uma quantidade que dê para o dia todo e depois para a noite toda. O gato come aos poucos, durante o dia e a noite também.
Tenha um local específico da casa para servir a refeição, o gato gosta de suas coisas sempre no mesmo lugar. 
Nunca deixe faltar ÁGUA LIMPA ao gato, troque a água todos os dias. A sede poderá causar problemas nos rins.


2 - AREIA

O QUE ? 
Compre a areia específica para a urina e as fezes do gato, a mais barata que encontrar, a marca não é importante, mas é MUITO IMPORTANTE a limpeza. 
A urina do gato tem cheiro forte e uma simples limpeza diária não deixa que o cheiro impregne no ambiente da casa. 
COMO?
Utilize uma caixa de plástico grande com o conteúdo todo do saco de areia que geralmente é de 4 kg. Deixe areia suficiente para o gato enterrar o que ele fizer.
LIMPE TODOS OS DIAS. Isso mantém sua casa SEM CHEIRO. Tenha cuidado ao limpar, não toque nas fezes com a mão, utilize uma pequena pá, e lave suas mãos após cada limpeza. 
Compre uma caixa grande, lembre-se: o gato cresce rápido. 
ONDE? 
Tenha um local específico da casa para colocar a caixa com areia, o gato gosta de suas coisas sempre no mesmo lugar. Deixe em um local que seja acessível de dia e de noite. O gato precisa saber onde a areia estará para poder correr para ela, quanto estiver necessitado. Desta forma ele nunca fará suas necessidades em nenhum outro local da casa. Assim, sua casa permanecerá limpa.


3 - BRINQUEDOS

O QUE ? 
Qualquer coisa diverte um gato, pode ser uma bolinha de papel amassado, uma fita comprida, uma caixa ou embalagem vazia. Nem precisa ser brinquedo caro, mas se preferir compre o que quiser. Tenha também algo onde ele possa afiar as unhas, como um pedaço de corda ou sisal, borracha ou madeira. 
COMO?
Jogue a bolinha para ele, puxe a fita pela casa, pendure um brinquedinho que fique ao alcance do gato e possa balançar durante a brincadeira. 
ONDE? 
Tenha um local específico da casa para ser o parque de diversão, o gato gosta de suas coisas sempre no mesmo lugar. Deixe em um local que seja acessível de dia e de noite. O gato se diverte em qualquer lugar, com qualquer coisa, mas se ele tiver um local e seus próprios brinquedos, não estragará seus móveis, nem seus sapatos ou os pertences da sua casa. Assim, a sua casa permanecerá inteira e limpa.


4 - CAMA

O QUE ? 
Gato dorme praticamente em qualquer lugar que for quentinho. Ama caixas de papelão e adora cobertor LIMPO e cheiroso. 
COMO?
Utilize uma caminha comprada ou feita em casa, pode ser de caixa de papelão, madeira, plástico ou tecido. Mantenha o cobertor do gato sempre limpo. Tenha várias trocas, para poder lavar sempre.  
ONDE? 
Tenha um local específico da casa para colocar a caminha, o gato gosta de suas coisas sempre no mesmo lugar. Deixe em um local que seja acessível de dia e de noite. Quando o gato deitar em lugar errado, espere ele dormir, peque-o com carinho e o coloque na cama dele. Mas, se ele estiver dormindo na própria cama, não o pegue, mesmo que seja apenas para fazer carinho. Não o retire de sua caminha, ou ele entenderá que lá também não pode ficar.
Se possível, escolha um local perto de você e numa altura que ele possa subir sem problemas. 
Se ele insistir em dormir na cama de uma pessoa, coloque a caminha do gato sobre a cama da pessoa, até que ele acostume na caminha, depois coloque a caminha em outro lugar, perto da cama da pessoa. 




5 - CARINHO

O QUE ? 
Gato ama qualquer manifestação de carinho. Coçar o alto da cabeça do gato ou coçar no comprimento de seu corpo, acalma o gato. 
COMO e ONDE?
Ele gosta de ficar com você, perto de você, e quer brincar com você. Se ele "ronronar"(produzir um som parecido com um ronco suave) perto de você, é porque está gostando muito !!!




6 - EDUCAÇÃO

O QUE ? 
Oriente o gato para não subir onde você não quer, como mesa da cozinha. por exemplo. Seja firme e persistente. Muitas vezes você conseguirá o objetivo se insistir. Dê limites ao seu gato e ele logo perceberá que não é certo fazer.
COMO e ONDE?
Se em algum momento precisar corrigir o gato, NUNCA bata nele, e isso vale para qualquer animal. Diga forte a palavra NÃO no mesmo instante que ele fizer algo que você não quer. E se ainda assim, precisar de um leve castigo, dê uma leve borrifada de água nele, ele entende isso como bronca e evitará de fazer o que você o corrigiu. 
Lembre-se de corrigir no momento que acontece, depois não adianta ficar brava, pois o gato nem vai saber do que você está reclamando.
E nunca faça carinho em seguida da correção, para não confundir o gato. 
Mas depois, quando ele fizer algo correto, faça carinho, para que ele entenda que você ainda o ama.






FINALIZAÇÃO:

Lógico que todo gato ainda precisa de Veterinário e Vacinas, Leite, Petiscos e Patês, e o que mais você quiser e puder oferecer a ele. Dê banho com água morna somente se ele estiver muito sujo. O gato costuma se limpar sozinho. E muitas vezes uma boa escovação em seus pelos já é uma boa limpeza.

Um comentário:

  1. gostei muito dessa imformacao,isso fez me entender muita coisa sobre os gatos assim irei poder cuidar da minha gata :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...