COMO BRINCAR COM SEU GATO


Basicamente ao exercitar os gatos o objetivo é fazer com que eles comecem a se movimentar principalmente para estimular seu instinto da caça. 
Não perca a oportunidade de brincadeiras com essas dicas de como exercitar seu gato...

O uso de brinquedos é frequentemente bem sucedido, particularmente os tipos "vara de pesca" bem como pequenos brinquedos que podem ser atirados para os gatos pegarem como bolas de pingue pongue.
As varas de pesca são pequenas varinhas, de plástico ou bambu, com uma linha amarrada e um brinquedo na ponta. Você pode comprar uma ou então fazer em casa, amarrando uma bolinha em uma das pontas, ou então um ratinho de brinquedo. Nessa mesma linha, alguns brinquedos muito simples e baratos envolvem objetos do dia-a-dia que os gatos podem rasgar e interagir como, por exemplo, rolos de papel toalha ou papel higiênico (depois que o papel tiver terminado) e bolas de papel. Também é possível usar pestiscos como WHISKAS® Temptations como estímulo para movimentá-los.
Algumas sugestões de exercício:
- Em uma garrafa pet (pequena ou grande) limpa coloque uma pequena porção de qualquer alimento seco WHISKAS® de manhã ou tarde, deixando a garrafa destampada ou fazendo um furo na lateral de modo que permita que o alimento caia, assim seu gatinhos vai se divertir tentando comer.
- Pegue um saco de pão ou papel toalha e rasgue um pedaço. Dentro do pedaço de papel, embrulhe porções pequenas de qualquer alimento seco WHISKAS® e jogue as “bolinhas” de papel para o gatinho brincar. Ele vai ser estimulado pelo cheiro do alimento no interior do papel e pelo barulho que ele faz e tentará desembrulhar o papel. Apenas deixe o alimento embrulhado frouxamente, de maneira que o gatinho não tenha dificuldades em abrir.
- Coloque em um pote uma pequena porção de qualquer alimento seco WHISKAS® e cubra com algumas tiras de papel. O papel em cima do alimento serve como uma brincadeira de esconder. O gatinho vai tentar tirar o papel de cima para que possa comer. Ao mesmo tempo, por estar coberto, parece que é algo proibido, o que estimula o gato.
- Esconda uma pequena porção de qualquer alimento seco WHISKAS® e incentive o gato a procurá-los. Os gatos são curiosos por natureza e é um estímulo para os seus instintos procurar por algo, ainda mais se no final tiver uma recompensa, que é o próprio alimento escondido.
- Incentive o gato a ficar em suas patas traseiras para alcançar o alimento seco com as patas dianteiras. Colocando uma recompensa como WHISKAS® Temptations na sua mão, ofereça ao gato a uma altura que ele não alcance. O gatinho ficará em pé nas duas patas traseiras para alcançar o petisco que está na sua mão.
- Atraia o gato para os brinquedos, incentive-o a usá-los.
Obs.: A quantidade de alimento oferecida ao gato por dia deve seguir o guia alimentar.
Opções de brinquedos:
- Caixas de papelão.
- Sacos de papel.
- Rolos de tecidos.
- Quadro ou colunas para arranhar.
- Rampa/escadas.
- Caixa de madeira lisa com aberturas.
- Tubos de papelão.
Como posso ensinar meu gato a usar uma bandeja higiênica?
Os gatos são limpos por natureza, e vão gostar de ter a bandeja higiênica no mesmo lugar o tempo todo, de preferência com um pouco de privacidade e longe da área de refeição. Mostre a bandeja higiênica para ele assim que chegar e coloque-o na bandeja assim que acordar de manhã, antes de dormir e imediatamente após as refeições. Normalmente isso funciona para que o gato entenda que este é o local para fazer suas necessidades.
A bandeja higiênica deverá ser mantida limpa - não tem nada mais desagradável para um gato ou gatinho que uma bandeja suja! Limpe a sujeira diariamente e troque o preparado pelo menos uma vez por semana. Se na casa já houver outro gato, você vai precisar de mais de uma bandeja higiênica, para evitar problemas territoriais. Uma boa regra geral é uma bandeja por gato e uma sobressalente. Gatinhos precisam de uma bandeja baixa, para que seja mais fácil para eles entrarem e saírem.
Quando o seu gato se alivia em algum lugar fora da bandeja, limpe o local imediatamente para que ele não volte lá. Esfregar o nariz do seu gato na sujeira fará mais mal do que bem, e fará com que ele fique com medo de você. Um pouco de tempo e paciência é tudo o que é necessário, já que gatos aprendem facilmente a usar a bandeja, principalmente pelo instinto de enterrar os excrementos.
Como posso ajudar meu gato a se manter limpo?
Gatos são animais muito limpos por natureza. Eles aprendem a se limpar com suas mães nas primeiras semanas de vida. Depois de seis semanas, eles mesmos cuidam da higiene e se escovam sozinhos.
Usam as patas para se escovar minuciosamente quando não conseguem alcançar certos lugares com a língua. As pequenas patas da frente agem como verdadeiras escovas. Os gatos dedicam boa parte do tempo para se arrumarem, já que higiene é muito importante para eles. Enquanto se arrumam, a língua áspera estimula a secreção das glândulas sebáceas, para que o pelo fique impregnado com sebo - um óleo natural - e protegido da água.
Seu papel na arrumação
Geralmente, os gatos se arrumam sozinhos. Contudo, às vezes eles gostam de um pouco de ajuda, e você pode fazer isso com um pente ou uma escova fina. Gatos de pelo longo precisam de escovação diária para manter o pelo sem nós, e para prevenir que engulam muito pelo. E a boa notícia é que gatos de todas as idades gostam da sensação de serem escovados.
Os olhos e ouvidos de um gato são realmente muito delicados. Portanto, você deve deixar a limpeza dessas regiões para o veterinário. Mas você pode limpar o "sono" do canto dos olhos do seu gato com um pano úmido de tempos em tempos.
Indo ao banheiro
Certifique-se de que a bandeja higiênica do seu gato está sempre com a areia limpa. A areia suja deve ser removido imediatamente e a bandeja trocada completamente pelo menos uma vez por semana, apesar de uma vez por dia ser muito mais higiênico. E você deve lavar a bandeja higiênica regularmente, usando um detergente suave e água morna.
Os gatos preferem uma área sossegada da casa onde possam usar a bandeja higiênica com mais privacidade. E é importante que não seja perto de seus pratos de comida.
Pratos de comida e camas
Gatos levam a higiene de seus pratos de comida a sério. Se um gato achar que o seu prato não está limpo o suficiente, ele poderá até se recusar a comer. Isso significa que você deve limpar os pratos regularmente. Quanto à área de dormir, não há nada de especial a considerar, já que o gato geralmente escolherá o lugar onde ele se sente mais confortável. Ele ficará satisfeito com um lugar sem corrente de ar, quieto, quente e aconchegante. E, quanto à higiene, basta bater as almofadas de vez em quando e lavá-las de tempos em tempos.
Como você treina um gato?
É surpreendente o quão pouco esforço custa para ensinar etiqueta ao gato.
Na prática, um certo comportamento (ação), seguido por uma reação positiva (a recompensa), será repetido.Por outro lado, um comportamento que chama a uma reação negativa, ou é ignorado, provavelmente não será repetido.
Não se deve esquecer que os gatos têm uma personalidade própria. Você deve dar aos gatos recompensas boas para truques difíceis.
Escutar o nome
Ligue o seu nome com experiências agradáveis. Diga o nome do gatinho quando você alimenta-lo e também quando for brincar com ele.
Aceitar limites
Você deve impor proibições ao seu gato. Comando de voz forte dizendo não já basta pra ele saber se não deve ir a algum lugar.
Poste de arranhar
Quando o gato for arranhar em outro lugar da casa, leve-o ao poste de arranhar e elogie o gatinho, fazendo carinho.
Nunca me bateu!
Os gatos têm um senso de dignidade e ficam profundamente magoados. A batida é interpretada no sentido de que o homem explora a sua posição superior a eles para infligir dor. Isso pode levar a transtornos mentais, o relacionamento pode ser seriamente comprometido.
Como a mãe gata
Gato filhotes ainda não estão acostumados com a ausência da mãe, mas você pode transmitir confiança se colocar algumas gotas d’água em uma seringa e servir ao gatinho. Isso fará recordar da mamãe.
Novos donos
Em caso de separação, quando o marido sai de casa, por exemplo, e chega um novo namorado, leva certo tempo até se acostumar e gostar da pessoa. Não repreenda o animal para não confundi-lo ainda mais.
Brincar e aprender.
Os gatos jovens brincam a fim de melhorar sua coordenação motora e se preparar para a vida como um adulto caçador. Esse comportamento de brincar também é notado em todos os felinos selvagens. Muito do estilo de brincar é mantido na vida adulta. Os gatos da casa contribuem para diversão e entretenimento uns dos outros e também dos seus donos.
A maioria dos gatos são animados e adoram brincar. No entanto, nem sempre é exatamente quando você quer.
Mesmo com dois gatos, o homem continua a ser o parceiro de jogo preferido. Pegue todas as noites, pelo menos, 20 minutos para brincar. Não são necessárias grandes compras. Aqui estão algumas idéias:
Diferentes níveis
Faça para o seu gato, diferentes andares com prateleiras, escadas e camadas de escalada. Então ele tem que escolher entre diferentes alturas, temperaturas e condições de luz. Se o seu gato é um gato puramente interior (a gatos que vivem somente dentro de casa), ofereça um assento de janela atraente, com vista para o mundo exterior.
Ratos Toy
Pendure um ratinho ou outro brinquedo em uma corda e balance na frente de seu gato. Embora ela saiba que não há um rato ali, ele sente o instinto da caça e gosta de brincar. Balance a corda no ar, arraste no chão e brinque por horas. Certifique-se que sua mão permaneça fora do alcance do gatinho, evitando arranhões.
Caixas de papelão
Você também pode dar uma caixa de papelão para o seu gato brincar. Eles gostam de se esconder, principalmente se tiver outro gato para brincar de esconde-esconde.
Jornal
Alguns gatos gostam do ruído dos jornais ou do lixo. Um saco de papel grande irá manter o seu gato de bom humor. Se você colocar brinquedos dentro será ainda mais divertido. Não dê sacos de plástico ao seu gatinho, além do risco deles comerem, a alça pode prender no pescoço e causar asfixia.
Outras idéias
Cortiça, embalagens de papel, um longo cordão colorido, bolas, tênis velhos recheado com palha ou feno, etc.
Brincadeiras, os gatos podem brincar sozinhos
Se você deixar o gato sozinho, porque você tem que trabalhar ou ir às compras, há também algumas idéias de brincadeiras que levam o tédio do seu gato, tais como:
- Substitua o brinquedo de seu gato com mais frequência. Dê a ele algo diferente todos os dias para brincar. Uma bola de pingue-pongue, ou catnip por exemplo. Se você usar o catnip, você deve substituí-lo, se não o seu gato perde o interesse porque o cheiro desaparece após algum tempo.
- Traga ao seu gato algo de fora. Por exemplo, uma pedra ou um pedaço de madeira. O novo tema e incomum cheiro rapidamente desperta o interesse de seu gato.

O mais bonito é que ele continuará a adorar a brincadeira simples com você. Aproveite a hora da brincadeira para promover um relacionamento harmonioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...